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terça-feira, 17 de maio de 2011 Consumo, Crédito, Direitos do consumidor, Dívidas | 18:53

Quem está com o nome sujo agora pode consultar a dívida pela internet

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Os registros do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que reúnem informações sobre contas vencidas e não pagas em todo o país, agora estão disponíveis para consulta pelos devedores no endereço http://www.apoioaoconsumidor.com.br/, da Boa Vista Serviços, gestora do cadastro.

A partir de hoje, da cartinha obrigatoriamente enviada ao cliente pelo correio para comunicar sobre a negativação do seu nome constará um número de protocolo, o qual funcionará como uma senha e lhe permitirá acessar as informações no site. Antes, o consumidor precisava se dirigir pessoalmente a um posto de atendimento regional do SCPC –que é mantido pelas associações comerciais– para conseguir descobrir exatamente o valor do débito, o nome e o endereço do credor.

No portal do chamado “Movimento de Apoio ao Consumidor”, há outras ferramentas de grande utilidade, como o alerta de cheques e documentos roubados e perdidos. Sofrendo um extravio, basta ao cidadão lançar a numeração dos papeis no sistema e todos os estabelecimentos comerciais parceiros do SCPC recebem um aviso.

Também está na rede, para ser baixada, a Cartilha de Orçamento Doméstico, que tem como objetivo ajudar no planejamento das finanças da família.

Continue lendo sobre crédito e dívidas:

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127 comentários | Comentar

  1. 7 JOÃO FABIANO 08/07/2011 0:01

    è um grande avanço, mas tenho minhas criticas,. Pois o consumidor deveria ter a faculdade de ter acesso aos orgãos competentes, dando a ele a oportunidade de visualizar se o seu nome se estaria negativado, quando o antes de tentar realizar crédito, compra de serviço ou produto.

    Responder
  2. 6 Cristina 18/05/2011 15:06

    Acho a iniciativa louvável. A minha questão é com relação a quem não recebeu cartinha nenhuma. Suponhamos que uma pessoa tenha seus documentos furtados/clonados e alguém os utilize para fazer dívidas e registre um endereço que não é o da vítima. O CPF da vítima será negativado, mas ela não será comunicada. Como estão consultar seu CPF preventivamente para saber se não há nada errado?

    Responder
  3. 5 Sergio 18/05/2011 14:46

    Devia ser disponibilizado um lugar onde fosse possível verificar pela internet a qualquer momento a situação do meu CPF… igual consulto multas do meu carro ou pontos na minha carteira…. gratuito e facil

    Responder
  4. 4 MARIA DO SOCORRO 18/05/2011 13:31

    ADOREI, EARA O QUE ESTAVA FALTANDO, PARA NOS AJUDAR.
    PARABENS!

    Responder
  5. 3 Geralcindo de Castro 18/05/2011 13:28

    Essa é uma boa notícia e acho q deveríamos agradecer por isso ao invés criticar s/ conhecimento de causa! Grato!….

    Responder
  6. 2 MARIA DO SOCORRO 18/05/2011 13:28

    ADOREI, ERA O QUE ESTAVA FALTANDO, PARA NOS AJUDAR,
    PARABENS.

    Responder
  7. 1 netta barbo 18/05/2011 13:07

    olá, denise. achei fantásticas essas informações que vc postou, porque como se trata de um serviço que muitas vezes a gente tem vergonha de ir ao local, acaba sendo uma otima ferramenta pra pesquisa. será que tem alguma coisa de sersa nos mesmos moldes? grata

    Responder
  8. 0 francisco carlos marrocos 18/05/2011 12:37

    Querida Denyse Godoy, muito oportuno esse seu achado que pra nós outros será da maior utilidade, permita-me um ” aparte “; tempos atrás andei fazendo buscas no google mas para meu engano deparei-me com serviços pagos, depois disso nisso nunca mais… aí passei a confiar “no meu taco” como se diz por aí. De meu lado MUITO GRATO, todavia, aquelas letras solicitadas para o acesso quase sempre são ininteligíveis, no mais é bem prático. Um forte abraço!

    Responder
  9. -1 gilcelia 18/05/2011 12:30

    ESTOU BEM INFORMADA, OBRIGADA.

    Responder
  10. -2 gilcelia 18/05/2011 12:25

    ÓTIMO, GOSTARIA DE SABER SE ESTOU NO SPC OU SERASA, COMO FARIA.

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 12:37

      Prezada Gilcelia,
      Sem a carta que informa sobre a negativação do seu nome –enviada obrigatoriamente quando uma empresa pede o registro do cliente no cadastro de inadimplwesnete–, somente é possível fazer a consulta pessoalmente nos postos de atendimento do SCPC.

  11. -3 Izaura 18/05/2011 12:15

    Bom dia! Parabens pelo trabalho!!!!! Gostaria de uma informação: existe como verificar esses dados sem ter recebido a cartinha? Obrigada

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 12:36

      Oi, Izaura!
      Sem a carta, somente é possível fazer a consulta pessoalmente nos postos de atendimento do SCPC.

  12. -4 Denyse Godoy 18/05/2011 11:15

    Prezados leitores,
    Uma resposa coletiva aos que escreveram dizendo que esse serviço já existia antes.
    Não, não existia. O site “Apoio ao Consumidor” está sendo lançado agora.
    Eventualmente, em algumas épocas, era possível consultar a dívida (mediante o número de protocolo que consta da cartinha que avisa sobre a negativação, o qual também é utilizado no atendimento pessoal nas agências do SCPC) em um site que não integrava todas as bases de dados, ficava fora do ar etc.
    Agora, sim, o sistema está funcionando de verdade, com todas as ferramentas e funcionalidades necessárias.
    Quem tiver algum questionamento pode escrever para o serviço tira-dúvidas do portal, em http://www.apoioaoconsumidor.com.br/faleConosco.html.
    E um alerta: existem empresas, “consultorias”, que se oferecem para fazer essa pesquisa e ajudar a limpar o nome do clinete mediante algum pagamento. É preciso tomar muito cuidado antes de fornecer os seus dados pessoais para terceiros –toda essa orientação o próprio SCPC e a Serasa fornecem sem nenhum custo.

    Responder
  13. -5 Alécio 18/05/2011 10:10

    Muito bom este serviço, que deveria ser grátis.

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:28

      O serviço é grátis.

  14. -6 francisco anichela alves 18/05/2011 9:42

    é cobrado alguma taxa, para fazer essa consulta na Rua Boa Vista

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:31

      Não, não é cobrada taxa nenhuma.

  15. -7 A Verdade Esta la fora 18/05/2011 9:05

    Parabéns pela matéria, porém isso não é novidade nenhuma, nem para o SPC e nem para Serasa Experian. Esse serviço existe há anos e é regulamentando pelo Código de Defesa do Consumidor. Abaixo segue o link da Serasa Experian referente a este mesmo serviço. Este serviço não é cortezia alguma é obrigação dos órgãos de proteção ao crédito. Uma bela matéria “paga” pela Boa Vista Serviços, para enfatizar um diferencial que não existe. Lamentável.
    http://www.serasaexperian.com.br/servicos/cadastro/consultarcpf-cpnj.htm

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:44

      Prezado “A Verdade Está Lá Fora”,
      Quando se escreve uma mensagem nesse tom, é preciso estar de fato absolutamente certo do que se está dizendo. Então, por favor, queira ler novamente essa página que você mesmo indicou. O texto diz com clareza que só é possível fazer a consulta pessoalmente. Pela internet, não.
      Não existe nenhum tipo de “matéria paga” aqui. Todos os posts são fruto de um trabalho preciso de apuração, e eu exijo respeito com esse esforço.

  16. -8 Isaias 18/05/2011 8:34

    Parabéns pela iniciativa facilita em muito a vida da população, agora onde anda o cadastro de inadiplente de lojas, que não cumpre o codigo de defesa do consumidor, quando perdem na justiça e não cumprem com suas obrigações, dos bancos se vc tiver algo para receber eles fazem de tudo para não pagar,se condenados tem que ser inseridos em um cadastro de inadiplente como qualquer cidadão,se um cidadão procura a justiça para fazer valer seus direitos,para de defender dos abusos nen sempre funciona ja passa a ser tratado por outras intituições financeiras como mal pagador, muitas vezes a conta paga e nome serasa, spc, bacem
    erram julgam precipitadamente as pessoas, e não sofrem as mesmas consequencias que sofremos, e ainda querem falar dos EUA, onde um diretos do FMI, foi para a cadeia comum
    tratado por igual, não neste País de previlegios, o dinheiro que vc tem e sua condenação
    quanto mas poder nenos exigencias etica, leis, deveres, para cumprir

    Responder
  17. -9 Sirlene 18/05/2011 8:26

    Que ótimo este serviço, vai facilitar a vida de muitas pessoas!

    Responder
  18. -10 Dilton Queiroz 18/05/2011 8:25

    Um tanto enexequível, uma vez que esta senha só virá pelo Correio e para débitos novos.

    Responder
  19. -11 Rúbia 18/05/2011 8:24

    Olá isso não é nenhuma novidade tem muito tempo que com a carta e a senha conseguimos ver a divida. Bom mesmo seria se sem essa carta desse para ver, até porque essa carta tem prazo de validade. Acredito que deveriamos de ter livre acesso para consultar a situação do nosso nome.

    Responder
  20. -12 geovana 18/05/2011 8:17

    Denyse
    Sou de Campinas-Sp comofaço para obter a senha só indo em SP,mesmo?

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:47

      Oi, Geovana!
      A senha é enviada pelo correio, na cartinha que informa ao consumidor sobre a negativação do seu nome.

  21. -13 João Marcos Cunha Marçal 18/05/2011 8:14

    Assim como o Daniel (58), estou surpreso de ver essa notícia na internet. Esse serviço já existe há mais de um ano. Já recebi essa cartinha e usufruo desta comodidade pelo menos desde junho de 2010.

    Responder
  22. -14 zmoska 18/05/2011 8:11

    È!!
    Quando se viu a manchete..pensou-se que era um serviço objetivo…que pudesse ajudar a todos…mas não!! É só prá deixar a gente mais preocupado!! ISSO nÂO RESOLVE NADA..minhas dívidas são todas com mais de 2 anos!!

    Responder
  23. -15 Rodrigo 18/05/2011 8:09

    Denyse, temos um grande problema na sociedade dentro deste contexto de nome sujo. Sei que muitas vezes nós brasileiros precisamos passar por esse constrangimento da não quitação de uma dívida adquirida. Mas enfim, o Brasil deve porque nós trabalhadores não podemos também fazer esse feito. Claro que não devo me espelhar nessa situação, mas enfim sou brasileiro e um dia vencerei. O que pode deixar mais um ser humano constrangido é saber que precisa trabalhar e as empresas impedem que isso aconteça. “Não posso contratá-lo pq vc tem o nome sujo”. Isso é uma vergonha, justamente se ele está indo atrás do emprego é porque quer sanar sua dívida. Enfim, essa é a realidade de nosso Brasil.

    Responder
  24. -16 Marília Bispo 18/05/2011 8:09

    Só quem pode fazer está consulta é quem recebe a carta?
    Tem algum outro local pra verificar, mesmo sem receber a carta?
    Grata

    Responder
  25. -17 Diego 18/05/2011 8:08

    Bem, esse serviço já existia há anos, a diferença é que agora ele foi centralizado em uma unica base de dados (antigamente cada um tinha uma base).

    Responder
  26. -18 Monica 18/05/2011 8:07

    Bom dia Denise, mas acho que esse seu comentario está um pouco atrasado.
    Este serviço de consulta a debitos , quando recebida a cartinha JÁ EXISTE FAZ TEMPO.
    Na própria cartinha realmente vem uma senha e entrando no site de apoio ao consumidor voce consegue visualizar e imprimir TODOS os seus debitos pendentes, NÃO SÓ O DA CARTINHA.

    Responder
  27. -19 Julia 18/05/2011 8:03

    Parabéns…O Brasil esta evoluindo isto ira facilitar a vida de muitos Brasileiros…

    Responder
  28. -20 patricia 18/05/2011 8:03

    gostaria de saber por quanto tempo uma divida é antiga para vc???
    e como eu peço a senha de acesso ao SCPC para ver onde eu devo??

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:51

      Dívida antiga, neste caso, é toda aquela anterior a esta data de lançamento do serviço. A senha somente está disponível para débitos novos, e vem junto com a cartinha do SCPC que informa o consumidor sobre a negativação do seu nome.

  29. -21 gilson 18/05/2011 8:02

    Queria apenas consultar se tinha alguma pendência,,,só é possivel se tiver senha ??? e isto mesmo ????

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 11:03

      Sim, a senha é enviada para o consumidor pelo SCPC na carta que o avisa sobre a negativação do seu nome.

    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:52

      A consulta só está disponível para dívidas novas.

  30. -22 Leocadio 18/05/2011 7:39

    Porque não tem senha para débitos antigos ?
    No ano de 2000 desativei uma Micro-Empresa, e apareceu débito de ICMS, por causa disso não consigo abrir crédito, consta no Serasa e no Spc. Já passa de 10 anos.

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:54

      Leocadio, nesse caso basta ir a um posto de atendimento do SCPC e da Serasa para consultar.

  31. -23 viviane 18/05/2011 7:39

    Desculpe- me, Denyse, mas o meu colega Daniel está certo, o serviço já existe há algum tempo, inclusive já recebi essa correspondência do spc com um numero de senha contendo de 6 a 8 digitos, não me recordo bem, já tem mais de 5 anos que recebi essa correspondência.

    Responder
  32. -24 Carlos Rocha 18/05/2011 7:36

    Denise,
    e quando o seu nome é protestado por FRAUDE, que voce não recebe a carta do “credor”?Com a senha de acesso?
    Porque não se dá o acesso à essas informações, de forma que, a qualquer momento que a pessoa necessite da informação?Porque hoje em dia é muito fácil arrumar uma identidade e CPF falsos, voce sabe disso, não é mesmo!!!!!!!!!!!
    Mas, mesmo assim coloquei em FAVORITOS.

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:55

      Oi, Carlos!
      Você precisa procurar pessoalmente o SCPC, a Serasa ou o cartório que protestou o título para buscar mais informações sobre o débito.

  33. -25 Angelo 18/05/2011 7:28

    Bom mesmo seriam todos terem aulas na escola desde crianca de COMO CUIDAR DE SUAS FINANÇAS assim o indice de inadimplencia ficaria apenas com o charlatoes que compram mesmo sabendo que nao terao o $$$ para pagar

    Responder
  34. -26 Alessandro 18/05/2011 7:19

    Denyse, ótima matéria.

    Entretanto, o conteúdo dela só não é mais lindo
    que a sua criadora. Beijos! *-*

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 11:29

      Leitor fofo!

  35. -27 MARCO 18/05/2011 7:19

    BOM DIA!

    PORQUE NÃO COLOCA O SERVIÇO DE CONSULTA PARA TODOS, É O MESMO SISTEMA.

    MARCO

    Responder
  36. -28 Alessandra 18/05/2011 7:15

    afffffffffffff esse serviço é antigo, toda cartinha vem com uma senha para ser consultada no site de apoio ao consumidor. Mesmo assim, valeu Denise pela divulgação de utilidade pública.

    Responder
  37. -29 Evandro Cardoso 18/05/2011 7:14

    Minhas contas são antigas então, OBRIGADO POR NADA!!!

    Responder
  38. -30 Angela Ap. B. de Oliveira 18/05/2011 7:07

    O Daniel está certo, esse serviço já existe há um bom tempo,m eu mesma já fiz uso desse serviço há uns 2 anos.

    Responder
  39. -31 lucas gaspar 18/05/2011 7:01

    Muito bom mesmo, resta saber se teremos segurança ao colocar nossos dados na pagina, mas torço para que evolua e a cada dia facilite mais a vida das pessoas.

    Responder
  40. -32 ricardo 18/05/2011 6:49

    Esse serviço não funciona pela internet.
    Me enganaram pelo assunto.

    De fato, totalmente falso!

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:56

      Funciona sim, nas condições explicadas pela matéria.

  41. -33 gilene cerqueira de melo 18/05/2011 6:37

    boas noticias, ajuda bastante, com essa falta de tempo.

    Responder
  42. -34 SANTOS 18/05/2011 6:25

    A imprensa continua publicando coisas sem antes saber se é verdade, esta consulta não é gratis e nem imediata pela internet e nem disponivel para todo o Brasil, vc tem que pagar um boleto de 29,00 reais e aguardar infpormações.

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 10:57

      Prezado Santos,
      Você deve ter acessado algum outro tipo de serviço, porque esse do SCPC é sim grátis e imediato.

  43. -35 Anoipoou9 18/05/2011 6:22

    Legal!! Em qualquer país civilizado os juros cobrados por por essas bandas faria o cara ir para cadeia como assaltante. Entretanto, esse são tratados por lei picaretas como se fossem gente fina e os devodores como se fossem bandidos.

    Responder
  44. -36 jk corina 18/05/2011 5:56

    ola bom dia muito bom gostei, porque nao antes?

    Responder
  45. -37 jk corina 18/05/2011 5:54

    e verdade gostei de saber desta noticia, porque so agora ne? Sendo que a te parese que vivendo em pais de ultimo mundo, quando samos irformado , de alumas noticias importartante, parese que samnos os ultimos a saber <

    Responder
  46. -38 mauro freitas 18/05/2011 4:40

    Denyse! quero nunca precisar,mais acho muito bom que seja cada vez mais facil ao consumidor,resolver as coisas pela internet,obrigado.

    Responder
  47. -39 Hamilton 18/05/2011 2:20

    Com o lançamento deste serviço para novos devedores através de senha, por que não liberam a consulta através do CIC e/ou algum outro dado do devedor, para consulta às dívidas antigas? O credor (lojista) efetua a consulta através destes dados, claro que ele tem uma senha, mas não seria o caso de ocorrer o mesmo com o devedor?

    Responder
  48. -40 francisco gonçalves neto 18/05/2011 1:35

    Gostaria de parabenisa-lá pelo Blogs, gostei muito, poderia me enviar noticias recentes via e-mail, obrigado e PARABENSSSSSSSSSSSSSS.

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 11:22

      Oi, Francisco!
      Infelizmente, não possuímos serviço de alerta por email. Coloque a coluna “Seu Dinheiro” na sua lista de favoritos e visite sempre o site para saber das novidades!

  49. -41 MARCELO OA 18/05/2011 1:01

    Louvável a iniciativa da disponibilização desse serviço de extrema relevância via internet. Em pleno Século XXI, onde se faz de tudo via Internet, cabe lembrar que as consultas no SPC, realizadas pelo devedor interessado, quando exigido a sua presença física, só contribui para que este não se anime a resolver o seu problema, pois já se tornou parte da “cultura” do cidadão brasileiro: “evitar aborrecimentos”, “acomodar-se”.
    Pena que a idéia poderia ter sido implantada de forma mais satisfatória: – Explico: como informado na matéria, juntamente a Cartinha Informativa de envio obrigatório ao devedor, virá um número de protocolo, que servirá como “senha” para garantir o acesso a tais consultas. Porém, as referidas Cartinhas são enviadas uma única vez e, nem sempre o devedor, consegue regularizar sua(s) pendência(s) em trinta dias, necessitando, muitas vezes, refazer estas consultas ou até mesmo, para confirmar a regularização. E, segundo consta, esta senha, expira em trinta dias a contar de sua emissão. – Esse acesso limitado, com certeza, há de ser reclamado futuramente pelos usuários do serviço! – Por que então, não disponibilizá-lo de forma a satisfazer ambos os lados? – Ganha o consumidor que não precisará reclamar de um serviço insuficiente, mais tarde e, ganha o fornecedor do serviço que disponibilizou ao usuário interessado a possibilidade de agilizar a regularização do seu problema sem as críticas e reclamações vindouras…
    Essa é a minha opinião, SMJ….

    Responder
  50. -42 Edson Ferreira da Silva 18/05/2011 0:51

    Agora só falta o nicho do SERASA ser quebrado. Moro em Marília, interior de SP, cidade com mais de 200 mil hab. Não há escritório desta “empresa” e o deslocamento é de 100km até Bauru – local mais próximo. Isto é um absurdo!

    Responder
  51. -43 jose roberto 18/05/2011 0:44

    esta incompleto, so posso ver a divida que esta sendo cobrada pela carta, se eu quizer saber de todas as minhas dividas terei que continuar a pagar para fazer esta pesquisa, deveri TER UM SATE ONDE SE COLOCA O CPF NO QUAL SAI TODA SUA VIDA FINANCEIRA

    Responder
  52. -44 Silvana 18/05/2011 0:24

    Parabéns à ” BOA VISTA SERVIÇOS “.
    Empresa fundada recentemete e já vem para mostrar ” a que veio “.
    Parabéns a todos os profissionais que estão trabalhando nessa empresa com garra e determinação para provar que eles têm valor e como sempre inovando.

    Parabéns a Diretoria da Boa Vista Serviços – Desejo à todos muuuita sorte nessa nova jornada

    Responder
  53. -45 Andréia 18/05/2011 0:06

    Muito bom saber disso , principalmente pra que não tempo durante a semana de correr atrás …
    Espero que isso evolua e continue se deselvovendo cada vez mais , ira ajudar muita gente ..
    Parabéns .

    Responder
  54. -46 Almir Tavares de Medeiros 18/05/2011 0:02

    devido ao pedido de senha não consegui ver meus débitos

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 11:01

      A senha é enviada pelo SCPC ao consumidor na cartinha que o avisa sobre a negativação do seu nome.

  55. -47 marco 17/05/2011 23:56

    BOM NÃO É BEM ASSIM….ENTREM NO SITE..SÓ É POSSIVEL SE TIVER UMA SENHA….E O SITE NÃO ESTIPULA SENHA.
    ALGUNS ITENS VC TEM QUE IR NO LOCAL……
    Rua Boa Vista, 62 – Centro – São Paulo;
    Rua: Gabriela Mistral, 199 – Penha – São Paulo;
    Rua: Mario Lopes Leão, 406 – Santo Amaro – São Paulo;
    Rua: Marechal Tito, 1.042 – São Miguel Paulista – São Paulo.
    Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8:30 as 17:30 e aos sábados 8:30 as 12:00.
    PORTANTO A BUROCRACIA CONTINUA

    Responder
  56. -48 ana maria 17/05/2011 23:51

    Como consigo criar uma senha para poder entrar na consulta?
    Não encontrei aonde posso fazer isso nessa página.
    Obrigada

    Responder
    • Denyse Godoy 18/05/2011 11:02

      Oi, Ana Maria! A senha é enviada pelo SCPC ao consumidor na cartinha que o avisa sobre a negativação do seu nome.

  57. -49 gislene 17/05/2011 23:15

    Eu também já conhecia esse serviço, talvez devido muitas pessoas que mantem as contas em dia é que não esta sabendo desse procedimento.

    Responder
  58. -50 Eliton 17/05/2011 23:11

    Ola, este serviço já está em funcionamento desde 2010 inclusive já recebi a tal carta com a senha, pra mim não é novidade. Pode ser que em São Paulo começou agora, mais em goiás desde 2010 pode certificar junto ao órgão.

    Responder
  59. -51 paulo 17/05/2011 22:44

    Oi Denyse boa Noite
    eu só não deve a Deus por que Ele é meu Pai enão vai me cobrar, mais adorei a noticia quem sabe eu pago aquela firma que devo menos obrigado pela informação.

    Responder
    • Kaka 18/05/2011 8:04

      Espero que isso ajude a muitas pessoas.

  60. -52 Luciano 17/05/2011 22:36

    Esse serviço já funciona faz tempo. Meu nome já foi pra esse órgão e tenho carta aqui datada de 2009. A senha é válida por alguns dias.

    Responder
  61. -53 Dnis 17/05/2011 22:33

    Olá Denyse, Muito interessante a criação deste serviço e ele ira auxiliar muito a quem precisa dessas informações para poder, limpar o nome. Apesar de saber que o sistema é novo e que o acesso passa a ser possivel a partir de agora atraves das cartas (contendo o codigo de acesso), mais seria interessante que eles encontrasem uma forma de incluir os devedores mais antigos, visto que o cadastro é unico e nacional. No meu ponto de vista seria interssante que o site promova uma forma dos antigos devedores tambem terem acesso a este serviço, atraves de um cadastro por comparação com o banco de dados deles e ou alguma forma de gerar uma senha assim como vai passar a ser feito com os novos clientes.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:35

      Concordo plenamente, Dnis! Tomara que o serviço evolua.

  62. -54 Débora da Costa 17/05/2011 22:31

    Gostei mt da idéia mas seria bem mais viavel se ela fosse possivel para todos os Estados e que fosse criada uma senha na própria página para que pudessemos acessar a qq momento

    Responder
  63. -55 Fernando 17/05/2011 22:31

    A senha é enviada pelo credor?
    Posso solicitar o envio? Como?

    Obrigado
    Fernando

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:36

      Não, a senha é enviada pelo SCPC quando da negativação do nome do devedor. O serviço não está disponível para débitos antigos.

  64. -56 viviane 17/05/2011 22:28

    Olá Denise, meu marido foi fazer um cartão de crédito e acusou que seu nome está no Serasa, não temos comhecimento disso, como faço para consultar, já que ele trabalha o dia todo e não tem tempo de resolver isso?

    Grata

    Viviane

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:37

      Oi, Viviane!
      Como se trata de um débito antigo, não faz parte do sistema agora anunciado pelo SCPC. A única solução nesse caso é mesmo procurar os postos de atendimento –que costumam receber o público também aos sábados.

  65. -57 MARIA ISABEL 17/05/2011 22:25

    há quASE TRES ANOS COMPRE POR TELEFONE PRODUTOS DA COGUMELO DO SOL E DEVERIAM ME ENVIAR COBRANÇA POR BOLETO BACÁRIO DO BRADESCO E NÃO OS RECEBI. LIGUEI PARA A EMORESA E COBREI E FICARAM DE ENVIAR E NADA, ENTÃO TORNEI A PEDIR E NADA E QUANDO RECEBI , JÁ ERA TÍTULO PROTESTADO EM CARTORIO E UM ABSURDO, PARECELA DE 87,00, VIROU 387,00, ISSO APENAS UMA. RECLAMEI E FICARAM DE CORREIGIR E MANDAREM O BOLETO E QUANDO RECEBI, JÁ ERA O MESMO TÍTULO, SENDO PROTESTADO POR OUTRO CARTÓRIO E O VALOR BEM MAIOE E ATÉ HOJE, QUASE TRES ANOS CONTINUO SEM SOLUÇÃO. QIAMDO LIGO ELES DIZEM QUE VÃO RESOLVER E DESAPARECEM DO MAPA. PODEREI CONSULTAR ESTA INFORMAÇÃO PELA INTERNETE?
    É LEGAL PROTESTAR TÍTULO SEM AVISO PRÉVIO DE ATRASO NO PAGAMENTO?
    ONDE A LEI ME GARANTE COMO CONSUMIDORA?OBS. O PRODUTO VEIO DETERIORADO E SENDO TRES VIDROS, AO ABRIE OS OUTTROS DOIS, PERCEBI QUE HAVIAM AQUIELES BICHINHOS PRETOS QUE DÁ EM ARROS, FEIJAO, ETC.
    AGORA A VALIDADE ESTÁ VENCIDA. QUAIS MINHAS CHANCES DE RECURSO? CABE RECURSO NESTE CASO? MEU NOME FOI NEGATIVADO POR DESCASO DA EMPRESA COGUMELO DO SOL A QUAL HOJE. AO ENATR CONTATO, BRINCAM DE EMPURRRA EMPURRA. OBRIGADA.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:33

      Oi, Maria Isabel!
      Creio que o melhor é você procurar um advogado ou um serviço de proteção ao consumidor para analisar com profundidade o caso e orientá-la quanto à melhor providência a tomar.

  66. -58 Francisco Martins 17/05/2011 22:23

    Muito boa a matéria mas realmente parece pegadinha. Só vendo pra crer. O SCPC vai falir se realmente enviar uma cartinha a todos os devedores.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:34

      Prezado Francisco,
      Tanto o SCPC quanto a Serasa são obrigados, desde sempre, a enviar a cartinha aos consumidores avisando sobre a negativação do nome.

  67. -59 Fábio 17/05/2011 22:16

    Parabéns pela Matéria.

    Se trata de uma Utilidade Pública de grande intensidade para todos os Brasileiros. Ainda não precisei utilizar deste tipo de serviço. Mas já sei que se um dia precisar, ali estará á disposição.

    Gostaria de ver sempre mais informações desse porte.

    Um Abraço.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:18

      A coluna “Seu Dinheiro” sempre traz esse tipo de informação, de interesse do consumidor. Acompanhe sempre!

  68. -60 Josi R Moura 17/05/2011 22:13

    Quem tem déditos anteriores? Como faço pra ter minha senha pra acessar na internet.
    Obrigado

    Responder
    • elza Amorim 17/05/2011 22:25

      Não consigo criar a senha, já tentei de todas as maneiras e da senha inesistente, o que fazer?

      Obrigada

    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:31

      Prezada Elza,
      O serviço não está disponível para débitos antigos. Somente será possível consultar as pendências a partir das cartas de negativação que o SCPC enviar de hoje em diante, com um número de protocolo que servirá de senha.

    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:19

      Em casos de débitos antigos, Josi, você precisa consultar o SCPC ou a Serasa pessoalmente.

  69. -61 daniel 17/05/2011 22:07

    Esse serviço já existe já faz um longo tempo. Você está atrasada…

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:22

      Não, o serviço está sendo lançado agora, não existia antes.

  70. -62 Edvaldo Pereira de Jesus 17/05/2011 22:01

    realmente este serviço funciona bem consegui ver um debito que tenho porem descobri que consta um debito da Tim de 2009 como devo proceder neste caso esta conta ja foi quitada.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 22:08

      Em casos de débitos antigos, você precisa consultar o SCPC ou a Serasa pessoalmente.

  71. -63 Tatiana 17/05/2011 21:51

    Mas este serviço já era mencionado no rodapé de uma carta que recebi em 03/2010 incluindo meu nome ao SERASA, sendo que a data de vencimento da dívida foi 03/2006 (quase quatro anos depois) e a senha foi inexistente. Lendo a matéria, eu consultei novamente ocorreu o mesmo. Quando a dívida prescreve o protocolo mencionado deixa de existir?
    Agradecida.

    Responder
  72. -64 beto 17/05/2011 21:42

    O TITULO DIZ: QUEM ESTÁ COM NOME SUJO AGORA PODE CONSULTAR A DÍVIDA.
    MAS CADÊ? POSSO NADA VOU TER QUE FAZER TODA A MESMA CORRERIA PRA SABER SE DEVO ALGO, CASO ALGUÉM ME NEGUE CRÉDITO.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:48

      Prezado Beto,
      A matéria é bastante clara ao explicar como funciona o serviço. A cada débito novo registrado no SCPC, o consumidor obrigatoriamente –desde sempre– recebe uma carta com o aviso de negativação. A partir de agora, usando o número de protocolo que consta da mensagem, poderá consultar na interter todas as informações sobre aquela dívida específica.

  73. -65 Carlos 17/05/2011 21:37

    Minha filha teve CPF e RG clonados.Qdo ficou sabendo fez BO ebloqueio serasa, mas já tinham feito estragos.Algumas lojas tudo bem e rápido, outras e um pelo amor de DEUS e não dão a minima,serviços de cobrança safados que pedem tanta coisa e nenhum deles colabora p/ resolver, fornecendo a copia do rg falso p/ ser encaminhado p/ policia, que tambem pouco faz nestes casos.Temos que correr só de pá na mão limpando a sujeira e o cpf real parado.

    Responder
  74. -66 ROSELI DE ANDRADE 17/05/2011 21:36

    que legal muito bom o site

    Responder
  75. -67 Alex 17/05/2011 21:32

    Parabéns a Denyse, que rerspondeu a todas as dúvidas!

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:34

      Quase em tempo real! ; )

  76. -68 VANDERLEI 17/05/2011 21:28

    É OTIMO ESTA INICIATIVA , PORÉM COMO PODEREI RECEBER ESTA SENHA POR CARTA CASO EU MUDE DE ENDEREÇO.? HA OUTRO MEIO DE RECEBER ESTA SENHA ?

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:33

      Não sei exatamente como o SCPC atualiza os bancos de dados de endereço dos clientres, mas vou perguntar e respondo amanhã.

  77. -69 amarildo 17/05/2011 21:27

    estou já a algum tempo negativado com scpc, como faço para fazer a consulta? pois não tenho a carta com numero do protocolo.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:31

      Oi, Amarildo!
      O serviço só começou a funcionar agora, portanto não está disponível para débitos anteriores.

  78. -70 joelma fernandes 17/05/2011 21:20

    olá Denyse , gostaria de saber como faço para criar uma senha para poder consultar meu nome no SPC tenho uma divida pendente só fiquei sabendo que tinha meu nome no SPCquando fui tentar comprar não me lembro de ter recebido qualquer comunicado.

    grata joelma

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:24

      Prezada Joelma,
      O serviço começou a funcionar agora, portanto não é possível consultar débitos anteriores. Mas o SCPC e a Serasa são obrigados a enviar essa carta informando sobre a negativação.

  79. -71 DJ 17/05/2011 21:19

    Como as coisas demoram a acontecer no Brasil… Isso já é um avanço…Talvez um dia a gente possa se cadastrar, pelo cpf, endereço, etc…e verificar online tudo que estamos devendo…..como um e-mail……. sei lá…algo assim……mas como está agora, sem dúvida vai melhora rmuito.

    Responder
  80. -72 7 17/05/2011 21:18

    NA VERDADE NO BRASIL EXISTE O SISTEMA DE EXPLORAÇÃO DE 95% DA MASSA, REGISTRADO DESDE NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO, O POVO Q FAZ A CORRERIA E FAZ O BRASIL CRESCER, MAS COMO A MASSA EXPLORADA PODE EVOLUIR ??? SE VC FAZ DÍVIDAS PORQUE TE DÃO CRÉDITO FÁCIL E NUM JOGO DE XADREZ DE JUROS ABUSIVOS, VC NUNCA CONSEGUIRÁ SANAR SUAS DÍVIDAS POR CONTA DESSES SUGADORES DE INOCENTES EM CONTABILIDADE E QUEM GANHA COM ISSO SEMPRE SERÁ A CLASSE DIFERENCIADA !!!

    Responder
  81. -73 cecilia acioli albuquerque 17/05/2011 21:17

    Fui acessar o site e me pediram uma senha com 8 digitos, Mas como criar a senha?

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:26

      Prezada Cecilia,
      Como o serviço começou a funcionar agora, não é possível consultar débitos anteriores. A partir de hoje, a senha para acesso ao sistema será enviada na cartinha de aviso sobre a negativação, que o SCPC é obrigado a enviar ao devedor.

  82. -74 Edson 17/05/2011 21:16

    Maravilha este serviço, porque fica bom até para quem nao tem tempo, de dirigir-se a este orgão de busca, para consulta do seu nome, para saber se contem restriçao ou não, porque até onde sei o posto de atendimento com gratuidade é proximo da Estação Sé do Metro na R: Boa Vista,62 e as vezes, o cidadao que anda sem tempo, e sem dinheiro, para a propria conduçao,ele pode acessar onde estiver, bastando entrar no link citado,São açoes deste tipo que as vezes facilitam a vida do asalariado,que sem duvida é o menos favorecido em todos os sentidos…
    Que continuem criando mais mecanismos e ferramentas de acesso como esta para o usuario de baixa renda .
    Parabens

    Responder
  83. -75 Danielle Oliveira 17/05/2011 21:06

    MAIS UMA PEGADINHA …COMO DISSE UM AMIGO ACIMA…QUE SENHA?..TENHO QUE PAGAR PRA TER SENHA…SACANAGEM…MATÉRIA INGANOSA….

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:09

      Prezada Danielle,
      Queira por gentileza reler o texto. A matéria diz que o número para acesso será, a partir de agora, enviado ao consumidor na carta de aviso –obrigatória– que o SCPC enviar avisando sobre a negativação.

  84. -76 sandra valeria de c.f lopes 17/05/2011 21:05

    acho mais q justo pois ja pagamos tanto imposto.

    Responder
  85. -77 Suely de Veras 17/05/2011 21:05

    Ótima matéria! Parabéns à jornalista. Tomara que realmente funcione, vez que nesse país instituem-se normas que por vezes não são cumpridas…

    Responder
  86. -78 sandra valeria de c.f lopes 17/05/2011 21:02

    isso vai ser muito bom vai poupar tempo.

    Responder
  87. -79 Gio Ross 17/05/2011 20:57

    O SCPC é utilizado pelos bancos e cartões para pressionar os devedores e isentar essas empresas no caso de cobrança indevida pelas consequências legais.Mesmo recorrendo ao PROCON eles não se retratam por escrito como deveria ocorrer, pois uma carta de cobrança indevida acaba atingindo a moral do suposto devedor.

    Responder
  88. -80 Nils Peter 17/05/2011 20:56

    Não é o que promete. Estou com o nome sujo por causa de uma vigarista, ex-mulher de um ex-amigo meu, e não há como consultar. Que senha?

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 20:58

      O senhor recebeu uma carta do SCPC avisando sobre a negativação do nome? Dessa correspondência, a partir de agora, constará um número de protocolo do processo para a consulta no site.

  89. -81 laerte dos santos lopes 17/05/2011 20:55

    É um avanço o consumidor poder checar essa informação pela internet. Mas, convenhamos, não seria melhor o SPC e a Serasa tomar essa iniciativa e fornecer ele mesmo o código para o consumidor acessar todos os registros existentes, ao invés de somente poder acessar os débitos relativos as empresas que mandam “cartinhas”. Pois veja bem, no caso de negativação por fraude, o consumidor nunca irá receber cartinha.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:00

      Prezado Laerte,
      Não são as empresas que mandam as cartas, e esse aviso não é opcional. O SCPC e a Serasa são obrigadas a alertar o consumidor sobre a negativação do seu nome dez dias úteis antes do registro.

  90. -82 ELIZABETH SILVA 17/05/2011 20:53

    ESTA CONSULTA DEVERIA SER REALMENTE GRATUITA,COM ACESSO INRESTRITO,ABERTO AO PUBLICO.E NÃO SOMENTE PARA OS QUE RECEBEM A CARTA. NÓS JA PAGAMOS TANTOS IMPOSTOS,PORQUE PRA ACESSO A ESTE SERVIÇO,SEM A CARTA TEMOS QUE PAGAR? PORQUE SEM A SENHA ENVIADA POR CARTA,NÃO TEM COMO ACESSAR AS INFORMAÇÕES. A CONSULTA DEVERIA SER APENAS ATRAVES DO CPF,E PELO PRÓPRIO SITE DO SPC.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:03

      Prezada Elizabeth,
      O SCPC e a Serasa são obrigadas a mandar essa carta, alertando o consumidor sobre a negativação do seu nome dez dias úteis antes do registro. Como o serviço só está tendo início agora, não é possível consultar débitos anteriores a esta data.

  91. -83 caubi carvalho 17/05/2011 20:51

    Parabéns pela iniciativa,são atitudes assim que o Brasil precisa.

    Responder
  92. -84 edson lage silva 17/05/2011 20:49

    gostaria de saber como posso cadastrar minha senha para que possa verificar os meus debitos no apoio ao consumidor.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:06

      Prezado Edson,
      Como o serviço só está tendo início agora, não é possível consultar débitos anteriores a esta data. No caso de dívidas futuras, o número de protocolo que permitirá a consulta será enviado pelo SCPC na carta de aviso sobre a negativação.

  93. -85 Ivonete 17/05/2011 20:48

    Parabéns pela iniciativa, adorei mais esta facilidade para a sociedade. Nos dias de hoje a técnologia esta aí para ser usada e facilitar a população. Devemos sim ter este site muito bem protegido, pois a técnologia infelizmente também é utilizada para o mal. Muito grata.

    Responder
  94. -86 Edson Ap. dos Santos 17/05/2011 20:37

    Poxa..adorei essa informção.ja estava na hora de isso ser apresentado aos cidadões..parabens

    Responder
  95. -87 Antonio Calado 17/05/2011 20:36

    Muito, muito boa mesmo essa iniciativa. Parabéns para os criadores.

    Responder
  96. -88 Luiz Carlos Callegari 17/05/2011 20:32

    A partir de agora o cidadão o passa a ser tratado com um pouco mais de respeito .

    Mas ainda falta muito.

    Responder
  97. -89 luiz nogueira 17/05/2011 20:32

    um grande serviço prestado ao consumidor, deveria ser estendido tb ao serasa,

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:08

      Pois é, vamos ver se a Serasa faz igual.

  98. -90 tony 17/05/2011 20:28

    Importantissimo

    Responder
  99. -91 Marcilio 17/05/2011 20:25

    Enfim, o verdadeiro interessado, pode ver a restrição de seu nome sem que os outros vejam primeiro.

    Responder
  100. -92 Eurico da Silva Leite 17/05/2011 20:20

    Muito bom esta consulta ao SPC, vai facilitar a vida de muita gente.

    Responder
  101. -93 Edson 17/05/2011 20:17

    Apenas para constar, este servico ja existe ha mais de 5 anos.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:27

      Não, Edson, o serviço só começou a funcionar agora.

  102. -94 Angelica 17/05/2011 20:16

    Que beleza! entre tantas dificuldades e descumprimento da lei, a uma facilidade, pois nos dias atuais o acesso a internet se tornou uma rotina.

    Responder
  103. -95 Antonio 17/05/2011 20:15

    Gostei da iniciativa, esta medida nos ajuda a acompanhar melhor nossa vida como cidadão.

    Responder
  104. -96 Juliano Lopes 17/05/2011 20:14

    Gostei muito da novidade. Será mais uma ferramenta, oferecida pela rede mundial de computadores, em favor do cidadão Brasilerio. Parabéns pela iniciativa. Juliano Lopes, Aracaju/Se.

    Responder
  105. -97 roseli 17/05/2011 20:14

    isso e otimo eu gostaria de saber se com o numero do cpf tambem pode se fazer a consulta

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:12

      Não, Roseli, não será possível fazer a consulta só com o CPF porque, nesse caso, qualquer um de posse do número poderia ter acesso às informações sigilosas do consumidor.

  106. -98 marcos queiroz 17/05/2011 20:13

    gostei muito vai facilitar a vida do cidadão que precisa ver sua situação no spc .

    Responder
  107. -99 sidney da silva nascimento 17/05/2011 20:06

    Boa noite, em fim uma ótima noticia para todos nós consumidores, isso vai dar uma guinada na economia, por que tendo o consumidor facilidade para conhecer sua divida e o credor, vai dar mais motivação para buscar acordos e quitação de dividas colocando esse consumidor de novo no giro economico, para bens para a equipe que trabalhou nisso.

    Abraços.

    Responder
  108. -100 ivo alves 17/05/2011 20:03

    gostei muito da matèria sobre spc.vou ler mais veses a colunista.ig.xau

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:12

      Boooooaaaa!

  109. -101 Luis Fernando 17/05/2011 20:03

    Ótima iniciativa, pois ainda não tinhamos uma ferramenta virtual para esse tipo de serviço.

    Poderia ser não só apenas para quem tem o nome registrado no SPC, e sim, para consultas abertas a todos.

    Responder
  110. -102 Nelson Coutinho 17/05/2011 20:00

    Excelente serviço prestado ao cidadão,menos constrangedor para o devedor. Parabens

    Responder
  111. -103 edu 17/05/2011 19:55

    com tantos devedores da classe média do lula……..vai ser muito importante isso, sim!!!!

    Responder
  112. -104 Francisco Carlos Fernandes 17/05/2011 19:55

    O site é bom mas um pouco limitado por exemplo se eu não tiver o nº do protocolo precisarei me dirigir pessoalmente a um posto de atendimento regional do SCPC para conseguir descobrir exatamente o valor do débito, o nome e o endereço do credor.
    resumindo dá na mesma !!!!!!!!!

    Responder
  113. -105 sergio damião ribeiro 17/05/2011 19:53

    excelente, agora as situaçãoe vão se encaixar.

    Responder
  114. -106 Solange Ferraz 17/05/2011 19:52

    Já a um bom tempo o SCPC já envia essas cartinhas com nº de protocolo
    Seria bom que tivesse disponível para acessar pela internet todas as informações para
    consultar independente de recebermos a tal cartinha com o protocolo
    Tenho restrições um bom tempo na qual o orgão não envia mais a cartinha e assim tenho
    que ir até o orgão para fazer o levantamento.
    Tenho sim recebido alguns boletos de empresas de cobrança com opções para liquidação do débito.
    Se tivessemos esse serviço pela internet já saberíamos os valores, instituições financeiras, bancos etc, e assim entrariamos em contato direto e tentar um acordo sem ter que esperar
    nº de protocolo ou aviso de empresas de cobrança, no qual também só querem lucrar.

    Responder
  115. -107 maria de fatima bezerra nunes 17/05/2011 19:50

    achei maravilhoso!!!! pois sou devedora e nunca tenho tempo de sair para procurar saber o valor da minha divida e assim tentar fazer uma negociação. Nós devedores estamos de parabens!!!!!

    Responder
  116. -108 eduardo carlos 17/05/2011 19:48

    OTIMA IDEIA MAS PODERIA SER MAS COMPLETO .
    POR EXENPLO CONSSUTAR O NOME SE A ALGUMA DIVIDA PENDENTE SO DIGITANDO O CPF.

    Responder
  117. -109 aparecida araujo 17/05/2011 19:47

    A consulta só é valida para pessoas que tenham recebido carta? E quem não recebeu, não pode consultar? As vezes as pessoas sabem que têm,mas não sabem o valor nem a quem devem. Acho interessante ser revisto a consulta só com senha.

    Responder
  118. -110 JANETE DUTRA 17/05/2011 19:46

    Amei o que vcs fizeram,pois toda fez que eu quizer saber das minhas dívidas, entro nesse portal ao apoio ao consumidor e vejo ,graças à vcs,bjs

    Responder
  119. -111 carlos roberto lourenço 17/05/2011 19:45

    Não consegui consultar o meu
    pediram uma senha e não sei onde conseguir essa senha

    Responder
  120. -112 Rosangela das Graças 17/05/2011 19:45

    Sensacional! Espero que o SERASA também disponibilize consultas públicas gratúitas. O devedor tem o direito pleno de consultar seus débitos sem ter que enfrentar filas ou pagar a terceiros para isso. Afinal de contas, estamos vivendo numa era digital onde a maioria das pessoas tem acesso a computador.

    Responder
  121. -113 carlos alberto pereira 17/05/2011 19:43

    gostei bastante, ja era para ter a muito tempo

    Responder
  122. -114 silvana alves 17/05/2011 19:43

    ótimo

    Responder
  123. -115 José Carlos 17/05/2011 19:41

    Já passava do tempo para essa disponibilização. Isso vai acabar com o comércio absurdo de vários estabelecimentos que cobram à partir de R$ 10,00 para consultas em cada órgão (SPC e SERASA).

    Parabéns aos responsáveis pela inciativa.

    Responder
  124. -116 NIOMAR SOUZA 17/05/2011 19:39

    GOSTEI MUITO DO PORTAL MOVIMENTO DE APOIO AO CONSUMIDOR É DE GRANDE AJUDA

    Responder
  125. -117 Sueli Lopes 17/05/2011 19:38

    Esse serviço facilita muito o nosso dia-a-dia, pois permite economizar tempo em se deslocar até um posto de atendimento do SPC e pagar uma taxa, mesmo que irrizória, para fazer tal consulta. Demorô ! ! !

    Responder
  126. -118 Laudelino 17/05/2011 19:36

    Aparentemente este serviço só é prestado no estado de São Paulo.Sou morador de Volta Redonda, RJ.Como devo proceder?

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:15

      O serviço é nacional, Laudelino.

  127. -119 Luiz Fonseca 17/05/2011 19:12

    Quando o cidadão não recebe a tal cartinha comunicando o débito, não pode consultar pela internet?
    Pergunto porque no ano passado fui registrado no SPC sem a receber a carta antes.

    Responder
    • Denyse Godoy 17/05/2011 21:17

      Oi, Luiz!
      O SCPC e a Serasa são obrigados a enviar essa carta avisando sobre a negativação.

  128. Denyse Godoy 18/05/2011 10:53

    Ao Marcos (umamigo_sp): Não posso publicar a sua mensagem, mas obrigada pela audiência e pelo apoio.

    Responder
 

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